top of page

Crianças do interior de SP aprendem, com teatro, a ser ‘Cidadãos Vigilantes’ no trânsito

Cia de Teatro Parafernália
Cia de Teatro Parafernália

Um trio de estudantes tenta entender como as crianças podem contribuir para a segurança no trânsito. É o início de “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, espetáculo infantojuvenil da Companhia de Teatro Parafernália em parceria com o Ministério da Cultura e patrocínio da Renovias Concessionária, que percorreu 16 cidades do interior paulista em 2025 e encerra o ano com um balanço que vai além das estatísticas: mais de 9.600 pessoas beneficiadas diretamente, a maioria crianças e adolescentes da rede pública.

O projeto Caminhos em Cena, que integra apresentações de espetáculos teatrais e a distribuição de materiais informativos, levou às escolas e espaços de cultura uma peça bem humorada, mas com uma missão séria: falar de mobilidade urbana, sustentabilidade, acessibilidade e cidadania para quem está apenas começando a aprender o que significa “ir e vir” com segurança. 

Foram 40 apresentações gratuitas, sempre em duas sessões por cidade, passando por Mogi Guaçu, Mogi Mirim, São João da Boa Vista, Santo Antônio de Posse, Itobi, Águas da Prata, Mococa, São José do Rio Pardo, Estiva Gerbi, Aguaí, Holambra, Jaguariúna, Vargem Grande do Sul, Casa Branca e Campinas. 

“É impressionante ver o brilho no olhar das crianças quando percebem que também fazem parte da mudança”, conta o ator Vinícius Rodrigues, que vive Gael, o menino curioso da trama. “Elas entendem que, mesmo sem dirigir, podem ajudar os pais ou responsáveis, cobrar o uso do cinto, respeitar a faixa. Elas saem vigilantes de verdade”, conta.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): RICARDO BENTO GONCALVES

Comentários


bottom of page